Acamsop, terça, 23 de julho de 2024 23h : 39m - Paraná - BR

Notícias

ACAMSOP debate Segurança Pública

A Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP) realizou, no sábado (20), em Capanema (PR), Assembleia/Audiência Pública sobre Segurança Pública no Sudoeste. O encontro teve a participação de vereadores, prefeitos, comandante do 21º BPM major Pitz, do 3º BPM Tenente Coronel Heraldo, do delegado chefe da 19ª SDP Ricardo Moraes, Capitão Marco do BPFRON, lideranças politicas e civis além do Coronel Chehade Elias Geha, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), que representou o Secretario de Segurança Pública.

A Assembleia foi coordenada pelo presidente da ACAMSOP, vereador de Santo Antônio do Sudoeste, Claudio Alain do Carmo, e teve o intuito de apresentar a realidade vivida em cada município e mapear as necessidades, em Segurança Pública, as demandas apresentadas na ocasião serão encaminhadas as autoridades de segurança pública do estado e da união.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Claudemir Zanco – Biruba (PL) ressaltou que, apesar da Segurança Pública ser de competência do Estado, são os municípios que acabam sentindo os impactos, e os primeiros que recebem as reclamações da comunidade, são os vereadores, por isso a importância da organização da Assembleia. Já o presidente da ACAMSOP Claudio Alain do Carmo o evento foi de suma importância para o fortalecimento da entidade, pois foi debatido um debate que impacto em muito o dia a dia do vereador.

As maiores demandas, apontadas por todos os presentes, são a falta de efetivo, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, bem como, necessidade da criação da de legacia da Polícia Federal na Região Sudoeste já que as unidades mais próximas ficam em Guarapuava e Cascavel, reconhecimento da “Fronteira Sudoeste” em virtude que a região possue 186 km de fronteira seca coma Argentina entre os municípios de Capanema a Barracão, Regionalização do atendimento do 190, criação de uma companhia da PM em Barracão devido à instalação do Porto Seco de Dionísio Cerqueira e outros pontos de segurança da região.

Câmaras retornam para a ACAMSOP

Conforme preconiza o Ministério Público, após regularização por meio de Projeto de Lei, as Câmaras de Vereadores de Pato Branco, de Mariópolis e de Planalto formalizaram, durante a Assembleia, o retorno oficial para a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP). Até o momento, 21 Câmaras, estão filiadas na entidade, mas já há mais em processo de adesão.

Autoridades presentes

Além das autoridades já citadas, também participaram da Assembleia, o tesoureiro da ACAMSOP, vereador de Francisco Beltrão, Quintino Girardi; o presidente da Câmara de Vereadores de Capanema, Ercio Marques Schappo; o prefeito de Capanema, Américo Bellé; o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), de Pato Branco, tenente-coronel Heraldo Correia de Lima; o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, Major Pitz; o delegado-chefe da 19ª SDP, Ricardo Moraes Faria dos Santos; e o Tenente Dias, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). A deputada federal Leandre Dal Ponte e os deputados estaduais Antônio Anibelli Neto e Nelson Luersen também participaram do encontro, realizado durante a 21ª Festa do Melado de Capanema.

Anexos