Acamsop, sábado, 13 de abril de 2024 01h : 19m - Paraná - BR

Notícias

ÍNDICE DE GOVERNANÇA MUNICIPAL É TEMA DE WORKSHOP

Um workshop sobre o Índice de Governança Municipal (IGM), realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná e com a Associação das Câmaras de Vereadores do Sudoeste do Paraná (Acamsop), que avalia a gestão de cada município com base em indicadores fiscais, de desempenho e gestão, foi realizado nesta sexta-feira (15) no auditório da Amsop, em Francisco Beltrão.

Conforme o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Rui Ribeiro, o objetivo do IGM é simples. “O IGM foi desenvolvido para capacitarmos os gestores e suas equipes nesse suporte em planejamento, gestão e desempenho em seus municípios”, disse.

O evento foi direcionado para prefeitos, vereadores e secretários municipais, com objetivo de melhorar o IGM em todos os municípios. De acordo com o CFA, o IGM leva em consideração aspectos, como a gestão fiscal e investimentos em saúde e educação, folha de pagamento e planejamento orçamentário e políticas públicas para a população.

Estiveram presentes ainda o presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Marcello Padula, o presidente da Amsop, Anderson Barreto, o presidente da Câmara de Dois Vizinhos, Márcio da Silva, que representou a Acamsop. Para ele, os vereadores são atores diretos no processo de governança. “O Executivo precisa realiza boa gestão e para que isso aconteça, o Legislativo precisa aprovar muitos projetos que sejam de benefício para a população, por isso, a presença das câmaras de vereadores é tão importante nesse dia de trabalho sobre o IGM”, comenta Márcio da Silva.

SUDOESTE BEM AVALIADO

Do sudoeste, a primeira região do Paraná a assumir o compromisso com a melhoria coletiva da gestão pública municipal, se destacam com IGM próximo de 8 – em uma escala que vai de 0 a 10 – os municípios de Renascença (7,93), Chopinzinho (7,84) e Ampére (7,83), que estão entre os 40 mais bem avaliados do Brasil, a frente de Curitiba (7,79).

PARCERIA

Foi decidido entre o CRA e ACAMSOP a realização de termo de parceria para a realização de novos eventos para suprir deficiências nas Câmaras municipais entre elas cursos de aprimoramento da Gestão e Planejamento

Anexos