Acamsop, quinta, 13 de junho de 2024 13h : 43m - Paraná - BR

O que é

A Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná-ACAMSOP, foi fundada em 1979 e há vários anos faz inúmeras ações que buscam dar capacidade e qualificação aos vereadores para que exerçam suas funções da melhor maneira possível, dando à prática parlamentar municipal o exercício pleno do Estado Democrático de Direito.

MISSÃO

Congregar as Câmaras Municipais do Sudoeste, fortalecendo o legislativo através  da prática eficiente de suas funções constitucionais e lutando pelo alargamento da autonomia municipal e representar as câmaras de forma institucional junto aos poderes  do município, estado e união.

OBJETIVOS

OPERACIONAL

  • Congregar as Câmaras

ESTRATÉGICO

  • Fortalecer o Poder Legislativo Municipal

POLÍTICO

  • Garantir aos cidadãos uma prestação de serviços com excelência

FILOSÓFICO

  • Promover a manutenção do sistema político, onde as ações dos municípios visem o bem comum.

Histórico da ACAMSOP

Em meados do ano de 1979, reuniram-se em Coronel Vivida alguns Vereadores da época entre eles Dimas de Abreu, Germano Corona, Pedro Mezzomo e Valter Munaretto, formando uma comissão para discutir a fundação de uma Associação de Vereadores.

Com sucesso, no dia 20/07/1979 a comissão supra citada, reuniu aproximadamente 82 vereadores no Município de Santa Izabel D”Oeste e ai deu-se a fundação da Associação, bem como eleição da primeira diretoria e aprovação do Estatuto Social da Entidade.

Conforme consta no registro da ata desta reunião, originou-se a ACAMSOP – Associação das Câmaras do Sudoeste do Paraná, esta foi a sigla proposta pelo Vereador Ugo e aprovada pelos demais vereadores presentes.

Foram eleitos Presidentes:

1979/1980 – Dimas de Abreu    –Pato Branco

1981/1982 – Germano Corona –Pato Branco

1983/1984 – Germano Corona    – Pato Branco

1985/1986 – Antonio Rampazzo –Palmas

1987/1988 – Euclides Spessatto -Francisco Beltrão

1989/1991 – Jair Sartoretto          – Dois Vizinhos

Em 16 de Fevereiro de 1991 em Assembléia Geral Extraordinária, foi homologada a divisão da ACAMSOP, conforme as Micros regiões administrativas, denominadas então ACAMSOP/13 – Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná, Micro região de Francisco Beltrão e ACAMSOP/14 – Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná, Micro região de Pato Branco.

Na mesma data foi nomeada uma comissão para convocar Assembléia de eleição, formada pelos seguintes vereadores: Jair Sartoretto, Sérgio Vitalino Galvão, Hélio Manoel Alves e Antonio Júnior de Camargo.

Em 23/03/1991 Realizou-se a primeira Assembléia da ACAMSOP/13, na qual foi aprovado o Estatuto da Entidade.

Em 24/04/1991 – Foi eleita a primeira Diretoria Executiva da ACAMSOP/13.

Em 01 de março 2019 realizou-se assembleia aprovando a reforma do estatuto social da entidade que ampliou sua área de abrangência, permitindo a filiação das 42 Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná, e voltou ser denominada ACAMSOP.